segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mudando o foco




A mídia é realmente especialista em manipular informações, alterando o foco das notícias conforme lhe convém. Para se obter maior audiência, apela-se para o emocional, distorcem-se imagens, cria-se o espetáculo para atrair o público. Enquanto isso, a verdade sobre os fatos é desconsiderada, não há espaço para reflexão.

Foi isso que aconteceu (como sempre) na cobertura do lamentável episódio ocorrido, no mês de novembro, na Escola Estadual Amadeu Amaral, no bairro do Belém, em São Paulo. Enquanto mostrava incessantemente as imagens da escola, totalmente destruída pela ação de vandalismo de um grupo de alunos, a mídia enfatizava a ação da polícia (chamada para conter aquela rebelião), induzindo a população a julgar que fora exagerada a ação policial sobre aquelas “crianças”. Jornais e telejornais reproduziam esse questionamento, enquanto temas ligados à causa desse tipo de ocorrência, como violência social, tráfico de drogas e de armas, inversão de valores, desestrutura familiar, políticas públicas e outros, eram desprezados (e até evitados). Seria o momento de a sociedade parar e refletir sobre esses problemas, que se agravam a cada dia. Mas, programas que promovam momentos de reflexão não dão audiência, não é mesmo?




Encontrei um único artigo que foge um pouco a essa mesmice, o qual segue transcrito abaixo.

Escola do crime

É melhor declarar a falência do ensino público e lacrar de vez os portões de todas as escolas do Estado de São Paulo

BARBARA GANCIA

A pesquisa sobre violência nas escolas públicas feita pela Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de SP) de que falou ontem este caderno Cotidiano deveria ter feito pais, professores e administradores públicos passarem a noite em claro. Os números são coisa de filme de terror.



À pergunta "a escola sofreu algum tipo de violência em 2007?", 86% dos entrevistados responderam sim. Mais da metade das escolas já foi vítima de depredação, pichação ou dano a veículo de professor e, em 38% dos locais avaliados, houve registros de explosão de bombas. Brigas envolvendo agressão física entre estudantes ocorreram em 85% das instituições, e o desacato a mestres, funcionários ou à direção, em nada menos do que 88% das escolas. Ou seja, de cada dez escolas consultadas, pouco mais de uma parece estar conseguindo manter a ordem. Não sou lá grande intérprete de estatísticas, mas se os números são realmente esses, a menos que os professores sejam todos uns chorões -o que não parece ser o caso-, é melhor declarar a falência do ensino público e lacrar de vez os portões de todas as escolas do Estado de SP.



A Secretaria Estadual da Educação classificou de "caso atípico" a ocorrência policial na escola Amadeu Amaral, no bairro do Belém, na zona leste, em que uma briga entre duas alunas serviu de estopim para o caos e a destruição da escola promovidos por 30 alunos. Gostaria de saber o que pensam os mestres e funcionários de outras escolas públicas, obrigados a enfrentar as bestas-feras todos os dias, sobre a "atipicidade" do ocorrido.



A baderna que se viu na Amadeu Amaral é o tipo de insubordinação que se vê diariamente. E que simplesmente reflete o que acontece do lado de fora da instituição de ensino. A classe média não está minimamente interessada no assunto, mas a confusão foi promovida por jovens que se acostumaram a resolver contendas "no braço" com pais, professores, amigos e vizinhos. Eles não são melhores nem piores do que os adolescentes que vieram antes deles. Apenas imitam o comportamento que vêem ao seu redor, tomando para si o mesmo código de sobrevivência que vigora em todas as comunidades carentes em que a lei não se faz presente. Acertar contas ameaçando "furar" ou "encher de pipôco" pode não ser ocorrência comum entre os freqüentadores dos shopping centers, mas é conversa corriqueira nos bairros das periferias. E não é papo exclusivo dos meninos, não. Todo mundo é obrigado a ser durão, quem piscar primeiro leva. É o faroeste, e ele está bem aí ao seu lado.



Junte a isso pais que, mesmo tendo pouco, mimam sempre que lhes é dada a oportunidade, a figura paterna ausente, o comércio de drogas na porta de casa e a abundante oferta de armas de fogo, e você terá o ambiente que essa criançada encontra quando volta da escola. Esperar que, diante da autoridade do professor, eles se transformem em cordeirinhos é não enxergar que temos em mãos uma geração que se perdeu.



Mas, como a realidade é dura de enfrentar, melhor continuarmos a falar da ação da polícia na Amadeu Amaral, não é mesmo? A polícia, ao menos, já está acostumada a ser saco de pancada.

Fonte: Folha de São Paulo, 14/11/2008 - São Paulo SP

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