O tema O Grande Big Brother - Invasão de Privacidade foi a pauta da edição do Almanaque Educação, atração exibida pela TV Cultura, em 11de novembro passado,às 19h30min. O programa refletiu sobre a expressão "Grande Irmão", criada pelo escritor inglês George Orwell, em seu romance "1984".
No livro, o autor retrata um universo ficcional sobre o futuro: no ano de 1984 viveríamos em uma ditadura totalitária, na qual o Estado controlaria toda a sociedade por meio de filmadoras. Assim, podemos afirmar que ficção e realidade caminham de mãos dadas, já que cresce a cada dia o número de câmeras de segurança espalhadas nas grandes cidades. Mas será que esse monitoramento afeta algum direito da população?
Na Grande Reportagem do programa, o público conferiu uma matéria que mostra câmeras de vídeo em algumas escolas. Agora, os pais podem observar e até controlar o comportamento dos filhos, desde a sala de aula até as atividades recreativas e o convívio com professores e colegas. No quadro Minha Visão das Coisas, a atração mostrou a opinião do público sobre a profusão de câmeras espalhadas pela sociedade - ruas, elevadores, shoppings, supermercados, e seu impacto na individualidade. E no quadro Pequenas Histórias Particulares, uma detetive contou as aventuras de sua profissão.
A Trupe do programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira). A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação / Fundação para o Desenvolvimento da Educação vai ao ar às terças, às 19h30, com reapresentação aos sábados, a partir das 11h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário